Sessão Nostalgia... Parte 5

Se tem uma coisa da qual me orgulho muito, esta é a minha infância. Fui privilegiada. Assisti a programas, séries e desenhos animados que as crianças de hoje em dia infelizmente não conhecem. E o pior de tudo é ver que os programas de hoje voltados para crianças são tão sem graça. Meu filho mesmo, por exemplo. Ele não assiste Disney Channel, não curte Peppa Pig (graças a Deus) e gosta muito pouco da Galinha Pintadinha. 

Por conta disso eu criei essa sessão no blog. Porque adoro relembrar coisas boas que eu vi e vivi. E uma delas é a série que eu assistia todos os dias no SBT: Punky, A Levada da Breca (Punky Brewster).


Série de grande sucesso em todo mundo, Punky, A Levada da Breca foi produzida pela Lightkeeper Productions e NBC Productions durante os anos de 1984 à 1988, totalizando 88 episódios. O programa estreou nos Estados Unidos na NBC no dia 16 de setembro de 1984 e ficou no ar até 7 de setembro de 1986, sendo reprisada por Syndication de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988.

O sucesso da série era enorme. A personagem virou boneca e deu origem a diversas coleções de brinquedos, lançou discos, biscoitos e outros produtos. A pobre menina virou também desenho animado.



Punky (que na verdade chama-se Penélope Brewster, mas ela preferiu ser chamada de  "Punky") era uma garotinha feliz até o dia em que foi abandonada pelo seu pai.  Mesmo triste, Punky continuou sua vida ao lado da mãe (Susan Brewster). Um dia, quando Punky tinha apenas 7 anos de idade, ela e Susan estavam em um supermercado,  sua mãe foi dar uma volta e nunca mais voltou. Punky encontrou uma companhia para viver na rua, o cachorrinho Pink, eles vagaram sozinhos na cidade de  Chicago até que a menina encontrou um apartamento vazio que ficava em um prédio, cujo zelador era um velhinho chamado Arthur Bicudo (George Gaynes).

Arthur era um velho fotógrafo aposentado, ranzinza que não pensou duas vezes antes de decidir mandar a menina para o juizado de menores, e depois de ouvir a triste história de Punky, Arthur foi amolecendo o coração com a meiguice que a menina expressava no olhar, assim, acabou entrando com o pedido de adoção.


Punky foi morar com Arthur, à partir de então a vida do velho mudou completamente, pois a menina trouxe alegria para o seu coração, mas também trouxe muita confusão, que Arthur com um jeitinho especial tentava sempre resolver.

Punky dormia numa cama em forma de carroça toda estilizada, seu quarto era bem colorido e alegre, o sonho das meninas que assistiam a série. Cátia Johnson, que morava com sua avó Dona Luiza no mesmo prédio que Arthur, Margot e Júnior Anderson tornaram-se os melhores amigos de Punky e estudavam na mesma classe que a protagonista. Cátia era ingênua e sonhadora; Margot era rica e esnobe e Junior, muito esperto e danado. O professor Mike e o servente da escola Eddie eram outras pessoas bastante presentes na vida de Punky.


No Brasil
, o seriado 
 Punky, A Levada da Breca foi transmitido pelo SBT e teve a mesma boa repercussão que em outros países do mundo. Na época de seu lançamento, no final da década de 1980, a série era usada como trunfo para aumentar a audiência em algum faixa de programação da emissora, por isso teve tantas mudanças de horário.
Sua dublagem original realizada pelo estúdio MAGA (do Marcelo Gastaldi, dublador do
 Chaves) também ficou gravada na memória afetiva de quem assistiu ao seriado. A voz da dubladora Denise Simonetto, que precisou habilmente infantilizar seu timbre para interpretar Punky casou perfeitamente com a meiguice da personagem.  

Eu achava a estória triste e ao mesmo tempo tão edificante! Mesmo com toda aquela situação adversa, Punky conseguia se divertir, sorrir e manter a positividade. Eu simplesmente adorava a série! Ainda hoje me pego cantando a canção de abertura do show. 
O estúdio MAGA também gravou uma versão do tema original de abertura, composto por Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi, que logo tornou-se um sucesso entre a criançada e é uma das trilhas mais procuradas pelos fãs brasileiros. Abaixo você pode ouvir e cantar junto!

Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece. 
Punky! 
Deixo pra você resolver só pra ver o que acontece. 
Punky! 

A menina que ilumina. 
Toda vez que a gente vê.
Ainda tenho muito o que aprender com você.

Uma carinha que derrete, um coração de ferro. 
Punky! 
Um jeitinho que amolece qualquer grito ou berro. 
Punky! 

A menina que ilumina. 
Toda vez que a gente vê.
Ainda tenho muito o que aprender com você.

Vem viver comigo, vem ser meu amigo.
Quero brincar com você. 
Na roda gigante e o cachorro quente.

- Quem será que vai me oferecer?


Espero que, assim como para mim, o post tenha trazido para você boas lembranças! ;)

M.

Comentários

  1. Olá, assistir poucas vezes o seriado, mas gosto muito da decoração do quarto de Punky e gostaria de um dia recria-lo.
    Você tem algum episódio em que se passe nesse quarto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paper Toys Mario Bros.

Sessão Nostalgia... - Parte 1

Ponto cruz geek