175 anos de Machado de Assis


Como brasileira, e principalmente, por ser formada na área de Letras, não tenho como deixar passar o aniversário do meu escritor favorito: Joaquim Maria Machado de Assis.

Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Nascido no Morro do LivramentoRio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.


Machado de Assis foi um verdadeiro mestre na arte da literatura. Referência e influência para vários outros. Machado de Assis figura hoje dentre os maiores nomes da literatura brasileira.

Para saber mais sobre a vida dessa figura ilustre e fazer download de sua obra completa, visite http://machado.mec.gov.br/.


M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paper Toys Mario Bros.

Sessão Nostalgia... - Parte 1

Ponto cruz geek