Estátuas de João Ubaldo Ribeiro e Clarice Lispector no Rio


A estátua de Carlos Drummond de Andrade terá companhia. Sim! Mais dois escritores serão homenageados com monumentos no Rio.

João Ubaldo Ribeiro ganhará uma escultura de José Liboreto no Leblon, onde morava. Nascido em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941, João Ubaldo foi escritorjornalistaroteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.


Clarice Lispector terá estátua assinada por Edgar Duvivier no Leme, bairro em que vivia. Nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920 e naturalizada brasileira, Clarice, cujo nome de registro era Haya Pinkhasovna, foi romancistaescritoracontistacolunistacronista e jornalista.
Em artigo publicado no jornal The New York Times, no dia 11 de março de 2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.


Vale ressaltar que, a homenagem à escritora foi um pedido da atriz Beth Goulart, que interpretou Clarice no teatro. Ela foi pessoalmente à secretaria de Conservação fazer a sugestão.

Achei justíssima a homenagem! Espero que tratem as estátuas com o devido respeito.

M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paper Toys Mario Bros.

Sessão Nostalgia... - Parte 1

Ponto cruz geek