Fotografia famosa na história da National Geographic

Uma foto vale mais que mil palavras... Você concorda? Então olha só essa foto aí embaixo.


"A menina afegã" (The Afghan Girl) foi um dos retratos mais famosos que o mundo já viu. A vila dela tinha acabado de ser bombardeada e seus parentes estavam mortos. Ela caminhou por entre as montanhas até chegar a um acampamento de refugiados. Ela apareceu na capa da National Geographic de junho de 1985. A revista recebeu cartas de pessoas que queriam enviar dinheiro para ela, outras querendo adotá-la, e muitas de homens que queriam desposá-la. A National Geographic a nomeou como a foto mais reconhecida de sua história. Na época a menina tinha 13 anos.

Steve McCurry decidiu procurá-la e finalmente 17 anos depois, mais especificamente no ano de 2002, ou seja, já quando ela tinha 30 anos, a encontrou depois de muita pesquisa e investigação. O nome dela é Sharbat Gula. Ela vive nas montanhas em Tora Bora com seu marido e 3 filhos. Olha a foto dela atualmente.


A história de Sharbat Gula foi mostrada na edição de abril de 2002. Ela também foi o principal tema de um documentário de televisão, que foi ao ar em março de 2002. Em reconhecimento a Gula, a National Geographic criou um fundo de caridade, com o objetivo de beneficiar as mulheres afegãs.

Você a reconheceria se a visse? Eu, sinceramente, não!

M. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paper Toys Mario Bros.

Sessão Nostalgia... - Parte 1

Ponto cruz geek