O Mágico de Oz - Você sabia...?



Este mês o filme "O Mágico de Oz" completa 75 anos de lançamento, aqui estão alguns fatos sobre o filme que você não deve saber: 


1. A maquiagem era de matar


Maquiagem em 1939, especialmente aqueles cosméticos elaborados e coloridos que muitos membros do elenco usaram, não era tão segura quanto a usada hoje em dia. Na verdade, alguns cosméticos eram realmente mortais.

Buddy Ebsen, que foi originalmente escalado para fazer o Homem de Lata, teve que abandonar o filme quando descobriu que tinha uma infecção nos pulmões por causa do pó de alumínio. A maquiagem foi ajustada para Jack Haley, mas ele ainda lembra como ela era terrível.

A maquiagem a base de cobre de Margaret Hamilton como A Bruxa Má era venenosa. Durante o filme ela teve de fazer uma dieta líquida e sua maquiagem era cuidadosamente removida todos os dias. A fantasia de Bert Lahr, o Leão Covarde, era tão pesada que ao final de um dia de filmagens ele estava completamente ensopado de suor. Seu maquiador disse que era como se ele carregasse um colchão pra lá e pra cá. O rosto do Espantalho de Even Ray Bolger deixou marcas permanentes.

2. Pobre Margaret Hamilton


A atriz assustou gerações de fãs de "Oz" com sua representação da Bruxa Má do Oeste além de usar uma maquiagem perigosa também se queimou em uma cena. Apesar de fazer o papel de uma velha feia a atriz tinha apenas 36 anos na época.

3. Uma coincidência "FRANKa"



O departamento de figurino estava buscando um paletó para o Professor Marvel (Frank Morgan), e alguns membros da equipe da MGM compraram algumas em uma loja de segunda mão. Uma delas serviu perfeitamente em Morgan, e quando ele checou a etiqueta ela dizia "L. Frank Baum" - o autor dos livros sobre "Oz". Sim, a história é classificada como 'lenda' pela Snopes.com, mas ainda assim é uma grande história.

4. Você também é um cão rico

Toto, que era fêmea e cujo nome verdadeiro era Terry, recebia 125 dólares por semana por seus serviços. Judy Garland recebia 500 dólares por semana para fazer muito mais trabalho, e sem dúvida muitos figurantes receberam muito menos que o cachorro. De acordo com Jerry Mare, que fez um Munchkin, os Munchkins recebiam 50 dólares por semana.

5. Mudando as cores


As cores usadas pela Technicolor eram tão brilhantes que o vestido de Dorothy, que aparece em azul e branco, eram na verdade azul e rosa. Os sapatinhos - prateados no livro de Baum - eram vermelhos para exibir o processo de cor. Os 5 pares de sapatos feitos para o filme valem cada um milhão e meio de dólares hoje.

6. Oscar! Oscar!


"O Mágico de Oz" foi um grande sucesso em sua estreia e foi indicado a 6 Oscars (mesmo um deles, sendo considerado não oficial pela Academia). O filme levou duas estatuetas: uma pela canção "Over the Rainbow" - que quase foi cortada do filme, e outra pela trilha instrumental. O diretor Victor Fleming se saiu bem também, e apesar de não ser indicado por "Oz" ele ganhou por dirigir o ganhador de melhor filme do ano "E o Vento Levou".

7. O "lado negro" do arco-íris


Em algum momento dos anos 90 começou a circular o boato de que o álbum de 1973 do Pink Floyd "Dark Side of the Moon" sincronizava com o filme de maneiras misteriosas. Apesar de membros da banda jurarem que era pura conincidência, algumas combinações são interessantes: "The Great Gig in the Sky" combina com a cena do tornado; o velho lado 1 do álbum termina exatamente no momento em que a porção em sépia do filme termina; e a batida de coração ao final do álbum coincide com a cena em que Dorothy está ouvindo o peito do Homem de Lata. 

Obs.: O texto acima é uma livre tradução minha com adaptações. Texto original da CNN 

Eu sou fã do filme e do livro, e digo, quem nunca assistiu ao filme ou leu o livro de Baum está perdendo uma grande aventura!

M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paper Toys Mario Bros.

Sessão Nostalgia... - Parte 1

Ponto cruz geek